|
|
 |  ANS
| A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai suspender a comercialização de 70 planos de saúde de 11 operadoras por desrespeito aos prazos máximos de atendimento e negativas de cobertura, entre outras queixas dos beneficiários.
De acordo com a ANS, o objetivo da medida é proteger cerca de 580 mil pessoas que são atendidas pelos planos de saúde. Ainda segundo a agência, existem hoje no País 50,8 milhões de usuários de convênios e 21,4 milhões de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos.
Ao mesmo tempo em que suspende a venda de 70 planos, a ANS está reativando 43 convênios que estavam suspensos. De acordo com a agência, esses planos comprovaram que houve melhora no atendimento aos usuários nos últimos três meses.
“A mediação de conflitos e a suspensão de planos estão mudando o comportamento do setor e colaborando para a qualificação da assistência prestada”, afirma a diretora-presidente substituta da ANS, Martha Oliveira.
Além de ter a comercialização suspensa, as operadoras que negarem cobertura de forma indevida podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil. Segundo a ANS, desde o início do programa de monitoramento – que está em seu 12º ciclo –, 1.043 planos de 143 operadoras já tiveram as vendas suspensas. Outros 890 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento.
|